Conferência sobre investimento em Portugal

O investimento empresarial e o crescimento vão estar em foco na conferência internacional que se realiza no dia 15 de março, no Auditório 2 da Fundação.

Esta conferência acontece por iniciativa do Presidente da República, que encerrará a conferência às 18:00, e é organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian com o comissariado de Pedro Pita Barros. A sessão de abertura, às 9:00, conta com as intervenções do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente da Fundação, Artur Santos Silva.

A poupança e a importância do investimento são os temas para o primeiro painel, que contará com as participações de Teodora Cardoso, Isabel Horta Correia e José Félix Ribeiro, moderados pelo antigo ministro das Finanças, Miguel Cadilhe. Ainda durante a manhã, os pontos positivos e negativos do investimento em Portugal serão discutidos numa mesa-redonda moderada por António Lobo Xavier e que terá as presenças da Bosch Portugal, da BA Glass e da APICCAPS.

A tarde está reservada para a discussão do crescimento e das políticas de inovação. Guillermo de la Dehesa, economista consagrado e autor de vários livros sobre a globalização e as crises financeiras, atual presidente do Centre for Economic Policy Research, será o orador convidado para falar de investimento e crescimento. Logo de seguida, Ricardo Reis, Carlos Tavares e Fernando Alexandre, discutirão o papel das políticas públicas de incentivo ao investimento empresarial, num debate moderado por Daniel Bessa.

A finalizar o dia, antes da sessão de encerramento, o comissário europeu, Carlos Moedas, e o ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, dialogarão sobre a ciência e a inovação, áreas fundamentais para estimular o investimento e a produtividade. Além dos painéis de discussão, a conferência apresentará a melhor ideia de investimento para o nosso país, resultante de um concurso dirigido a estudantes universitários. A conferência é de entrada livre, até ao limite dos lugares disponíveis.

 

Ver evento