28 junho 2016

Investigadores convidados 2016-2017

O Museu Calouste Gulbenkian deseja promover o apoio a investigadores convidados, por períodos de curta duração (2 a 4 semanas cada) para o desenvolvimento de estudos especializados sobre um tema e/ou uma peça ou conjunto de peças em relação com as suas coleções do Fundador e Moderna que incluem obras que vão do Egipto faraónico, passando pela pintura de Ghirlandaio, Rembrandt, Turner, Degas, ou Monet, coleções únicas de vidros islâmicos do período Mameluco, mobiliário francês do século XVIII ou joias de Lalique, mas também importantes referências da arte portuguesa contemporânea, de Amadeo de Souza Cardoso a Julião Sarmento.

Os interessados deverão possuir formação compatível com a proposta apresentada, devendo usufruir do apoio durante o ano académico de 2016-2017.

Os projetos deverão ser acompanhados pelos conservadores do Museu Calouste Gulbenkian, devendo apresentar um relatório final com os resultados obtidos no decurso da investigação realizada e, eventualmente, uma conferência sobre o tema. Informações relevantes sobre temas e as coleções do Museu Calouste Gulbenkian encontram-se disponíveis quer nos catálogos já editados, como online.

O apoio inclui o pagamento de despesas de manutenção, sob a forma de um per diem, no valor de 75 €, bem como a cobertura das despesas de viagem e alojamento, quando aplicável.

Os interessados deverão enviar as suas propostas de investigação, juntamente com o CV, até ao dia 22 de julho de 2016, para: lgil@gbtest.kinsta.com

Os candidatos serão posteriormente informados das decisões tomadas.

Updated on 10 fevereiro 2017