12 Maio 2016

Jardim Têxtil

De 18 a 22 de maio, este projeto dos alunos do 12º ano do curso de produção artística - especialização em têxteis, da Escola Artística António Arroio, estará em exposição nos vários espaços do Jardim Gulbenkian

O projeto Jardim têxtil compreende a conceptualização e a execução de objetos têxteis contemporâneos, tendo como referência a obra da artista Lourdes Castro, na sua relação com a natureza – sombra e luz –, e o espaço do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian. Concebidos pelos alunos da Escola Artística António Arroio, estes objetos tomam o exterior como museu e a natureza como mote e inspiração de outros corpos, de outras texturas e de inesperadas relações por vir.

O projeto tem a orientação de uma equipa interdisciplinar de que fazem parte os professores de Projeto e Tecnologias Helena Estanqueiro, Orenzio Santi e Andreia Sá, bem como o professor José Marques, de Gestão das Artes. Os 10 alunos envolvidos – Ana Miranda, Bárbara Atanásio, Bárbara Pires, Beatriz Pedroso, Diogo Cadete, Inês Carmo, Lara Alves, Mariana Martins, Salomé Neves e Valeriya Shkaroveska – realçam a importância e o privilégio de terem os seus objetos expostos na Fundação Calouste Gulbenkian. E através desta exposição visam exprimir as suas potencialidades e traduzir as suas paixões poéticas numa linguagem técnica na qual a Natureza ocupa um papel central nos seus trabalhos. Uma exposição que aborda questões fundamentais inerentes ao ciclo da vida e transporta-nos para um local intimista onde o espetador pertence à paisagem.  

 

Penso que uns dos fatores mais importantes desta exposição é a divulgação dos têxteis, mostrar ao público o que podemos realizar a partir destas técnicas e materiais e o trabalho realizado nas oficinas da nossa escola. É também para nós um privilégio poder expor na Fundação Calouste Gulbenkian pois acrescenta credibilidade não só ao nosso trabalho e às peças que desenvolvemos como ao ensino artístico especializado.

Por Lara Alves

De modo a conhecer melhor este projeto na primeira pessoa através dos autores/artistas deste objetos, organizámos visitas orientadas no dia 21 de maio, às 11h00, 12h00 e 14h30, inseridas nas Comemorações do Dia Internacional dos Museus. 

Visitas orientadas Atualização em 02 Agosto 2016