6 maio 2016

Final FameLab Portugal

O mais popular concurso internacional de comunicação científica dirigido ao grande público está a chegar ao fim. A final é dia 7 de maio, às 16h30, no Pavilhão do Conhecimento

FameLab (foto de arquivo)

O conhecimento e a reflexão sobre a ciência são fundamentais para o entendimento das muitas questões levantadas pelo avanço científico e tecnológico e preparam-nos para uma atitude mais interventiva e crítica quando é necessário avaliar os impactos da ciência na sociedade. O FameLab pretende, precisamente, estimular a boa comunicação de temas científicos, despertar a curiosidade dos públicos pelos temas científicos e desenvolver as competências daqueles que já demonstram ter interesse e talento para comunicar ciência.

Criado em 2005 pelo Cheltenham Science Festival, o FameLab ganhou expressão mundial com o apoio do British Council, que o expandiu a mais de 25 países concorrentes, da Europa a Hong Kong. Em Portugal, o FameLab é organizado desde 2010 pela Ciência Viva e pelo British Council, a que se juntou, em 2014, a Fundação Calouste Gulbenkian como entidade parceira.

O FameLab destina-se a qualquer pessoa com mais de 18 anos que trabalhe ou estude em ciência e tecnologia. Cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar o tema científico da sua escolha, recorrendo apenas à palavra e ao gesto.

Depois de apurados os 10 finalistas, chegou a hora de se apresentarem na final nacional, a 7 de maio, às 16h30, no Pavilhão do Conhecimento. Nessa final, o júri terá a difícil tarefa de escolher o vencedor que representará Portugal na grande final internacional.

Acompanhe a Final em direto AQUI.

 

FINALISTAS FAMELAB PORTUGAL 2016

Ana Armada-Moreira – Estudante de Doutoramento, Lisboa
Bernardo Peixoto – Estudante de Licenciatura, Lisboa
Carla Lourenço – Estudante de Doutoramento, Faro
Carlos Teixeira – Estudante de Licenciatura, Tavira
Carolina Figueira – Estudante de Mestrado, São Martinho do Porto
Catarina Loureiro – Geóloga, Braga
Daniel Oliveira – Estudante, São João da Madeira
Inês Guimarães – Estudante, Guimarães
João Rodrigues – Biólogo, Linda-a-Velha
Jorge Ferreira – Estudante de Mestrado, Porto
Patrick Ferreira – Estudante de Licenciatura, Vila Real
Susana Silva – Investigadora, Porto